iFUNK-SE lançado no iTunes

Um MPC digital que mistura hip hop e funk carioca, o aplicativo Red Bull iFUNK-SE permite que os usuários criem, remixem e compartilhem as suas próprias músicas e batidas, tendo sempre um fundo musical como base. A ferramenta foi criada pela empresa carioca Tangível em parceria com a Red Bull e o DJ Sany Pitbull. Além de funcionar nos sistemas Apple, a ferramenta está disponível para usuários do Facebook desde julho.

O fundo musical disponível foi criado especialmente para o aplicativo. Participou do projeto o DJ e mais cinco MC´s da cena hip hop: Emicida, Flávio Renegado, André Ramiro, DJ Nino e DJ Zé Brown, além de Funkero, conhecido nome carioca. Cada um gravou uma faixa exclusiva no Red Bull Favela Beats, estúdio de batidas eletrônicas localizado dentro do Centro Cultural Wally Salomão, do Afroreggae, em Vigário Geral, Rio.

O aplicativo recria uma “MPC” (Music Production Center), equipamento muito utilizado na produção musical ao vivo dos bailes funks, combinand0-se “samples” e batidas eletrônicas em tempo real. O sampler do Red Bull iFUNK-SE foi especialmente recriado e adaptado para as plataformas digitais.

“O MPC está inserido no funk há mais de 20 anos, desde os festivais de galeras dos anos 80. Quando começamos com as montagens, éramos chamados de loucos. Graças ao nosso funk, hoje, esta é uma técnica bem conhecida internacionalmente e muito utilizada em diversos estilos musicais”, diz o DJ Sany Pitbull.

A interface do aplicativo é simples e intuitiva, com 15 botões (Pads) que podem ser acionados pelo toque nos smartphones e tablets ou através do teclado, no caso do Facebook. Além disso, ele possui quatro mecanismos principais. Os Beats são as batidas, que facilitam a performance do remixer. As Bases podem ser sintetizadores ou instrumentos. Já os Vocais dos MCs são cortados e separados. O último, os Pontos, são elementos sonoros mais curtos do que as Bases e que otimizam a performance.

As faixas gravadas para o aplicativo também foram usadas para a gravação de uma mix tape, que será distribuída durante o Red Bull Funk-se Tour, turnê musical que promove o encontro entre o funk carioca e o hip hop e que, em 2011, entra em sua segunda temporada. Os shows tiveram início em julho, passando por Natal e São Paulo. Goiânia, Salvador e Manaus serão as próximas capitais a receber o evento. Na turnê, os artistas participantes subirão ao palco para cantar a sua música ao vivo.

O Red Bull iFUNK-SE está disponível para os sistemas Apple e usuários do Facebook. Em breve, estará disponível para computadores Windows e nos tablets que possuam o sistema Android. Multi-plataforma, a ferramenta também será conectada ao twitter.